Procure alguma coisa, mas não garanto que vá achar...

22 de mar. de 2014

Repost: Medindo Salas e Corredores

Caros leitores,como devem saber sou um Mestre inveterado.Dificilmente jogo como jogador,mas ainda assim tenho muitos conhecimentos que podem ajudar a Roleplayers de qualquer sistema de fantasia medieval.
Na maioria dos jogos old school,fazer um mapa da dungeon onde se esta é essencial,e saber as medidas certas de corredores e salas ajuda a não fazer um mapa confuso.Mas como todo mestre deve saber,dizer o tamanho exato de salas e corredores deixa o jogo pouco realista.Por isso os PJs devem descobrir esses dados.
Mas ai vem a pergunta:Como?
Existem várias maneiras,a mais complicada é sair por ai com uma "régua" e medir as salas para mapear,ou contar o número de passos,mas isso é para tontos!Existem meios muito mais interessantes que irei listar abaixo.


Alcance das Magias
Sim o alcance de suas magias!Por exemplo,se você sabe que um missel mágico percorre 3m(é só um exemplo)antes de explodir sozinho,quando estiver em uma sala,conjure um e lance na direção da parede.Se ele explodir antes,a sala tem mais de 3 metros,caso contrário,tem 3 ou menos.
O feitiço luz é outro interessante:Se você sabe que seu feitiço luz tem alcance de 6m²,conjure ele no centro da sala,se iluminar todas as paredes,ele tem menos de 6m²,e assim por diante...
Porém,para o metodo com o feitiço luz funcionar,é importante apagar todas as demais luzes que você esteja carregando.Por isso,uma daquelas lanternas com portinholas,que podem ser fechadas para "apagar" a luz,são uma boa pedida.

Lanternas
Outra boa ideia é usar o alcance das lanternas,daqueles que iluminam em fachos.Assim,se você sabe que ele ilumina um facho com 8m de comprimento,você vai saber se os corredores tem 8m,ou menos.


Corda Escaladora
Sim,a boa e velha "cordinha que sobe",além de ser útil para medir a altura de cômodos(se você fizer um nozinhos nela a cada X metros) também pode ser usada para medir distâncias,isso se o seu mestre permitir que você entorte a corda e engane ela,fazendo com vá pra frente e não pra cima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário